O que é o câncer em estágio 0? Conheça o aviso silencioso do corpo que pode salvar a vida

Já ouviu falar dos quatro estágios do câncer? Mas há um outro – ainda mais precoce – que pode fazer uma diferença essencial no tratamento da doença.

10/12/20253 min read

Desde 1990, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama é celebrado em 19 de outubro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A data faz parte do movimento internacional Outubro Rosa, criado para reforçar o cuidado e a informação sobre o tema.

Durante esse mês de mobilização global, médicos e instituições de saúde destacam dados e orientações fundamentais que podem fazer diferença em um tratamento precoce e bem-sucedido. Apesar de a maioria das pessoas já conhecer os estágios 1, 2, 3 e 4 do câncer — especialmente o estágio 4, o mais grave —, poucos sabem que também existe um estágio inicial, conhecido como estágio 0.

Foi o caso de Tina Knowles, mãe da cantora norte-americana Beyoncé, que recentemente revelou ter sido diagnosticada com câncer de mama em seu novo livro de memórias. Em entrevista, Knowles afirmou que desconhecia a existência do estágio 0 e reforçou a importância dos exames de rotina. “Eu poderia ter detectado isso antes, se não tivesse perdido minha mamografia”, declarou.

O estágio 0 é pouco conhecido justamente por ser o mais precoce e, em muitos casos, ainda não apresentar comportamento invasivo. Ele é caracterizado pela presença de células anormais que permanecem restritas ao local de origem, sem invadir tecidos vizinhos. Por isso, é também chamado de carcinoma in situ — expressão que, em latim, significa “no local”.

No câncer de mama, o estágio 0 é conhecido como carcinoma ductal in situ (CDIS), por ocorrer nos ductos mamários. Segundo especialistas do Yale Cancer Center, o CDIS só se torna um câncer invasivo quando essas células rompem os ductos e começam a se espalhar para outros tecidos.

Nem todos os casos evoluem, mas o acompanhamento médico é essencial. Em algumas situações, recomenda-se tratamento preventivo, como radioterapia localizada ou intervenção cirúrgica, para evitar progressão.

A American Cancer Society reforça que o rastreamento regular é a principal forma de detectar o câncer no início. A instituição recomenda exames a partir dos 40 anos para mulheres e, em alguns casos, antes disso, conforme histórico familiar.

Quando identificado precocemente, o câncer de mama em estágio 0 apresenta taxa de sobrevivência próxima a 99%, segundo o oncologista Mehra Golshan, do Yale Cancer Center. “É o estágio mais favorável e com o melhor prognóstico”, afirma a ginecologista-oncologista Elena Ratner, também da instituição.

O Outubro Rosa reforça, ano após ano, que o conhecimento salva vidas. Entender os sinais, realizar exames e falar sobre o tema são passos fundamentais na luta contra o câncer de mama — uma causa que vai muito além de um mês de conscientização.

Micrografia eletrônica colorida de células cancerígenas da mama. Quando o câncer em estágio 0 é descoberto no tecido mamário, ele é normalmente chamado de carcinoma ductal in situ, ou CDIS.